sábado, 20 de novembro de 2010

#MinutosDeSabedoria: Hokusai

A Grande Onda de Kanagawa, a mais famosa xilogravura de Hokusai,
a primeira da série 
36 Vistas do Monte Fuji






















Desde seis anos, tenho mania de desenhar as formas das coisas. Aos cinquenta anos, eu tinha publicado uma infinidade de desenhos, mas nada do que fiz antes dos setenta anos vale a pena. Foi aos setenta e três que compreendi mais ou menos a estrutura da verdadeira natureza dos animais, das árvores, das plantas, dos pássaros, dos peixes e dos insetos. 
Consequentemente, quando eu tiver oitenta anos, terei progredido ainda mais; aos noventa, penetrarei no mistério das coisas. Com cem anos, serei um artista maravilhoso. E quando eu tiver cento e dez, tudo o que eu criar: um ponto, uma linha, tudo será vivo. Peço aos que viverem tanto quanto eu que vejam como cumpro minha palavra. 

(Escrito na idade de sete e cinco anos por mim, outrora Hokusai, hoje Gwakio Rojin, o velho louco pelo desenho.)





Bolsinha

Nenhum comentário: