segunda-feira, 15 de junho de 2009

A bolsinha da dona da bolsinha...

Primeiro senta que lá vem a história...

Praticamente tudo que compramos hoje é colocado em sacolas de plástico. Mas embora as tão comuns “sacolinhas” sejam aparentemente práticas, elas se tornaram um grande problema, pois são feitas de plástico filme - derivado do petróleo e fonte não renovável - além de levarem mais de 300 anos para se decompor!!!
Você sabia que a cada ano são produzidas 500 bilhões de sacolinhas em todo o mundo, e que cada pessoa consome em media 66 sacolas por mês?
As sacolas plásticas são frágeis, não têm durabilidade e em geral não são recicladas, sem falar nos problemas que causam para o planeta: sua decomposição gera produtos extremamente tóxicos que contaminam o solo e as vias fluviais; elas entopem tubulações e colaboram para as enchentes, e representam um risco para animais marinhos, que acabam engolindo as sacolas ou se asfixiam com elas. :(

Por isso, o uso de sacolas retornáveis ou "Ecobags" se torna cada vez mais necessário...

A minha Ecobag - desenvolvida durante as aulas da disciplina Oficina de Criação - foi projetada considerando os princípios básicos do ecodesign e enfatizando a modularidade. A simpática bolsinha – beeeeeem mais durável e resistente que as sacolinhas de plástico - deveria conter no mínimo 3 módulos independentes, que podem ser acrescentados ou retirados gerando diferentes arranjos para o produto.

Aí eu pensei... Pensei... E dá só uma olhada no meu público-alvo:

Mulher jovem, com idade aproximada entre 25 e 35 anos, moderna, informada, preocupada com as questões ambientais, que costuma fazer compras semanais em supermercados e feiras. Essa mulher mora sozinha ou com namorado/marido e compra uma quantidade relativamente pequena de itens. É independente, jovial, e atenta às novidades da moda.
:)

Pensando nisso, e depois de conversar bastante e de observar como as pessoas - e como eu mesma - fazia compras, cheguei a conclusão que hoje em dia, a maioria passa no supermercado quando volta do trabalho ou de algum compromisso. E você há de concordar que ninguém que resolve passar no supermercado assim, de repente, vai passar em casa apenas para buscar sua Ecobag... Essa é a realidade do nosso mundo moderno e corrido.
Por isso, além da Ecobag grandinha, que a gente leva de casa, resolvi fazer um módulo com uma outra bolsinha, dobrável, e feita de nylon tafetá (que é bem leve e seca rápido) para ser carregada dentro de qualquer bolsa e usada sempre que necessário.

E pensando nessa história de uma bolsinha "sempre com você" eu lembrei do Star Wars...

Você deve estar perguntando: "O que Star Wars tem a ver com Ecobag?". De fato, nada Pedro Bó. Mas a frase "que a força esteja com você" me deu uma idéia engraçadinha. :)










(... e foi assim que a Princesa Léia "deu a luz" à uma bolsa! hehehehehe)

E foi assim também que surgiu a minha Ecobag "que a bolsa esteja com você".
E você também há de concordar que levando em conta a faixa etária do meu público-alvo, tem tudo a ver! Achei que as meninas iam lembrar - e adorar - carregar uma bolsinha da Princesa Léia (eu não sei quanto a vocês, mas eu achava ela tuuuuudo, e queria ser ela quando eu era menina! hehehehehe)
Aí nasceu essa bolsinha aí embaixo. Ah! E além de fofa, a bolsinha foi feita com carinho e com a ajuda incrível da vovó Jacira! Foi uma delícia passar uns dias lá na casa dela costurando. :)


E hoje eu fui assim na Cobal! Toda metida com minha ecobag nova!


;)









E pra quem se animou e ficou com vontade de fazer a sua bolsinha, vou compartilhar meu "passo-a-passo". Enjoy! ;)
E que a bolsa esteja com você!
d-_-b

6 comentários:

Julia Moraes disse...

Eu queeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerooooooo, Juuuuuuuuuuuuuuuuuuuu !!!!
Ficou linda e mega ultra fofa!!!
A sua cara!
Faz pra vender???????
beijinhos

Júlia disse...

Vou fazer pra vender! Mas a sua vai ser presente! ;)
Tô pensando seriamente em montar uma pequena fabriquinha de ecobags! ahahahahaha
beijooooo

Unknown disse...

Achei super fofa!!!
Eu também quero!!!
Embora eu adore fazer artes manuais ainda não sei manusear uma máquina de costura!!! Por favor faça uma para mim!!!
Beijos te Admiro muito.

CoisasdeMaria disse...

LINDA a bolsa amarela!! muito legal mesmo.

Bjoss

bolsas Andréia Cardoso disse...

adorei!!!!
parabens

Maria Lima disse...

10 anos dps, eis q acho seu blog, compro nylon tafetá e começo a costurar ecobags pra vender. Amei sua idéia. Obrigada