Bolsinha pesquisadora
















“Marcas que marcam”: um estudo sobre a relação emocional das pessoas com as marcas

Durante o mestrado em Design na PUC-Rio, desenvolvi um estudo sobre marcas conduzido sob o ponto de vista do Design & Emoção. O foco dessa dissertação era o contexto de uso e as razões pelas quais algumas marcas se tornam queridas. 
O objetivo era investigar de que experiências essas marcas participam, que relações sociais promovem e que sentimentos evocam.  Sua condução se deu a partir de um levantamento de depoimentos sobre “marcas que marcam” que contemplou três etapas: (1) um levantamento em sites e blogs na Internet; (2) conversas presenciais e virtuais com pessoas de diferentes idades e estilos de vida; e (3) uma dinâmica realizada com alunos de design da PUC-Rio.  
 O estudo foi norteado pelo pensamento de autores importantes do campo do Design & Emoção, como o neurocientista António Damásio e o cientista cognitivo Donald Norman. A organização das “marcas que marcam” foi inspirada na fala dos entrevistados e instruída pelo estudo do psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi e do antropólogo Eugene Rochberg-Halton sobre a relação de afeto das pessoas com seus artefatos domésticos. Algumas dessas categorias foram comentadas à luz do pensamento de autores das Ciências Sociais como Mary Douglas e Claude Lévi-Strauss.  
Os resultados da investigação confirmam que as marcas participam das ações da vida cotidiana, proporcionam experiências, são elos entre as pessoas e evocam sentimentos de toda ordem. Apontam também que existe uma relação estreita entre essas experiências, os sentimentos evocados e a escolha das marcas que farão parte de nossas vidas. Revelam ainda que, através de algumas marcas, as pessoas constroem suas identidades, regulam suas relações sociais, se diferenciam e se agrupam. 
O estudo das “marcas que marcam” pode também contribuir com subsídios para o “Design e Emoção”, e sua meta não apenas de projetar produtos com foco na promoção de experiências e sentimentos positivos, mas de colaborar para uma sociedade mais responsável e fraterna.


Clique aqui para ler minha dissertação de mestrado






Aqui nesse livro tem artigo meu com minha orientadora e meus colegas de Laboratório.







Aqui nessa revista tem uma entrevista minha com minha orientadora Vera Damazio.











Aqui tem um artigo legal sobre Design Emocional.

Aqui tem outro artigo sobre Marcas que marcam publicado no P&D de 2008.

Aqui tem um artigo publicado no DPPI - Designing Pleasurable Products And Interfaces - na Finlândia em 2007


Boa leitura! ;)