domingo, 6 de novembro de 2011

Corra Bolsinha, corra!




Tô correndo de novo! (palmas: clap clap clap!). Depois de um tempo longe das pistas (por motivos de força maior) eu tomei coragem, pulei da cama, peguei meu tênis velho companheiro e fui. Sonzinho, solzinho, vento na cara, e depois de passados os primeiros minutos, eu não queria mais parar.

Eu já freqüentei academia, era até bem assídua e devo confessar que até gostava, mas depois que vim morar no Rio (e a grana encurtou) tive que encontrar novas alternativas pra manter a forma.

E foi assim, como numa paixão à primeira pisada, que eu encontrei na corrida muito mais do que uma atividade física. Pra mim é quase uma terapia, uma meditação, um momento só meu…  Na época em que eu fazia mestrado eu corria pra aliviar o stress. Passava o dia inteiro no computador escrevendo, lendo, pensando, e de noite saía pra correr. Às vezes colocava meu tênis 10 da noite e partia pra lagoa. Corria, corria, corria, e a sensação era a de deixar toda a ansiedade para trás. Cada passo era menos um problema, menos uma preocupação, menos um grilo na minha cabeça.

Música na corrida também é fundamental, pelo menos pra mim… Faz a gente desconcentrar do que tá fazendo e entrar num flow com a natureza, a paisagem, o movimento do corpo. Às vezes, quando tô cansando e quase desistindo, toca uma música boa e eu penso: “Ah, só mais um pouquinho, vai!”, e corro como se não houvesse amanhã. E ali, naquele momento, eu repito pra mim mesma: “Tô viva! Tô viva! Tô viva!.
E a gente chega em casa feliz, de bem com a vida, toma um banho bom e tá pronto pra encarar qualquer coisa. Lembro que a primeira vez que eu dei uma volta completa na Lagoa Rodrigo de Freitas aqui no Rio (uns 7km) eu fiquei tão pilhada e saltitante que eu não conseguia nem comer! hahaha

É quase uma droga, mas uma droga boa, que faz bem e não custa nada. Correr vicia, e é um vício bom. Não precisa pagar academia, não precisa de ninguém, só de você e da sua vontade. É claro que tem que ter um tênis legal (não vale sair por aí correndo de All Star, néam? ) até pra você não ter nenhum problema no joelho ou na coluna. Tênis no pé, roupa confortável, e vontade… O mais importante é isso!
Se você se animou e já quer sair comendo pista por aí, aí vão algumas dicas de quem já tá na estrada:

1. Escolha um tênis de acordo com seu tipo de pisada. Geralmente, nas lojas especializadas, os vendedores sabem te orientar sobre isso.Esse detalhe é super importante pra você não ter problemas no futuro... Vai por mim! Sobre marcas, posso dizer que já experimentei de tudo e hoje tenho um Asics que gosto muito (isso não é jabá hahaha). Experimenta, tira uma tarde pra ir na loja escolher, calçar, e ver que tênis se adapta melhor ao seu pé. Lembre-se que é um investimento, e que muitas vezes vale a pena pagar um pouco mais e ter conforto e segurança. Pense que você vai deixar de pagar a mensalidade da academia! ;)

2. Use roupa apropriada pra ficar confortável e tranqüilo. Nada de sair por aí correndo de short jeans! Pelamoooooor! Não é legal, até machuca, vai por mim. Eu prefiro os shorts de corrida mesmo, aqueles de tecido dry-fit e com bolsinho interno pra guardar as coisas. É sempre bom levar um documento, seu cartãozinho de plano de saúde e uma grana, mas correr de pochete é muito chato! Camiseta eu tenho de malha e de dry-fit também, uso dependendo do clima. Tem que usar meia também pra não dar chulé! (pé de queijo ninguém merece! hahaha) E lembre de deixar o tênis ao ar livre (e sem a meia dentro) quando voltar da corrida. Deixa o bichinho descansar e respirar, tá?  Comprar roupa de corrida dá um ânimo, é sério! Parece futilidade e bobagem, mas se você se sentir bonita vai dar mais vontade de correr, e como a intenção é que você corra mais e mais, vale o investimento. Eu gosto de pensar que eu gastaria muito mais pagando mensalidade de academia no Ridijanêro.

3. Marque seu tempo. É bacana ter um relógio com cronômetro pra ver se você tá correndo o tempo razoável. Meu irmão que é personal avisou: 40 min a 1h de atividade física por dia são suficientes. O importante é a freqüência da parada. Pelo menos 5 vezes por semana tem que se mexer! Vamo lá, levanta daí!!!! 





4. Música é fundamental! Sem música dá até pra correr, mas não é tão legal, vai por mim. É importante fazer uma seleção de músicas com ritmo bom, mas principalmente músicas agradáveis. Não curto música muito bate-estaca-tunts-tunts pra correr... Até porque a tendência é a gente acompanhar o ritmo, e se você sair que nem bala no começo vai cansar logo. A idéia é um ritmo constante, e que você agüente ficar 40 minutos pelo menos nessa vibe. A receita é um bom som nuzovidu, que não canse mas que dê um gás. Como prometi, ainda essa semana vou lançar a minha playlist pro de corrida aqui procês, mas o mais importante que você corra com músicas que você curte. #ficadica 

5. Se alimente e se hidrate! Nada de sair correndo sem tomar café da manhã!!!!! Coma frutas (banana!!!) e se alimente legal (não coma demais antes de correr pra não passar mal... sem excessos!). O legal é uma fruta mesmo, um biscoitinho salgado ou um iogurte natural com cereal. Beba água antes (com moderação), durante (com moderação) e depois (bastante!). Eu acabo a corrida com uma água de coco sempre! É tipo uma recompensa! ;)

6. Use filtro solar se for correr no sol. Ah, e o cabelo é preso, pra não atrapalhar (afinal, você tá ali pra correr, néam?). Óculos escuros pra quem curte, boné... Vale tudo pra ficar confortável e tranqüilo. 


7. Também é legal e super importante que você consulte um médico (cardiologista, de preferência) e faça um check-up antes de começar a correr. Tudo certinho? Comece devagar, e vá aumentando o programa aos poucos. Ah, e não desanime! Porque no início VAI dar preguiça, VAI doer, mas depois vai ser só alegria, vai por mim!



Aqui tem um programa bem legal de corrida para quem quer começar. E aqui no Nike Corre tem dicas bem legais para os comedores de asfalto!

E aí, vamos? Eu já tô de tênis te esperando na pixxxta!

SIJOGA néin!!!! :D

2 comentários:

Isa Vasconcellos disse...

Que legal seu post! Eu também gosto muito de correr na orla de Icaraí, já tô viciada. Acordo cedinho, tomo café da manhã, faço meu alongamento e simbora correr... Menina, amo correr, não preciso de mais nada, só a corrida pra mim é suficiente. Depois que comecei a correr, meu sono melhorou muito, eu simplesmente deito e durmo, não tem enrolação na cama até conseguir pegar no sono! Além de me fazer muito bem... !

Qualquer dia a gente se esbarra, rs!

Beijão,

Reviravoltta in Moda

Gabriela. disse...

Sai pra correr ontem por sua causa! Então libera logo essa sua playlist (#midentifico) pra eu nao correr ouvindo Maria bethania e chico buarque que era a única coisa que tinha no meu ipod, hahaha!